Google Plus: avançando ou afundando aos poucos?

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Google Plus: avançando ou afundando aos poucos?

O Google Plus foi lançado durante o verão de 2011 e teve imediata aclamação por inscrições. Após alguns meses, entretanto, a situação deixou de ser expressiva devido às inúmeras críticas pesadas e frequentes e, principalmente, frente ao gigantesco crescimento mundial do Facebook.

A “maré baixa”, por sua vez, parece ter passado. É o que indicam os dados divulgados pela GlobalWebIndex, empresa de análise da internet: o Google Plus está superando o Twitter como segunda maior rede social do mundo – com grande aumento no número de usuários.

Além disso, a permanência das pessoas que acessam a plataforma do Google tem aumentado: o visitante, atualmente, passa cerca de 6 minutos e 47 segundos no site, um aumento de 3.3 minutos em relação a março de 2012.

Google Plus
Imagem: Reprodução / TechInsider


O Google se diz satisfeito com o progresso da rede até agora, e complementa que “um dos nossos principais objetivos é otimizar a experiência geral do Google, fazendo com que todos os serviços já admirados pelo público, funcionem de forma mais rápida, relevante e confiável”.

A integração dos serviços é justamente um dos pontos explorados pelos críticos: permanece a dúvida se os usuários estão acessando realmente o Google+ ou fizeram login por “acidente” ao acessarem outro serviço do site.

Importância no mecanismo de busca
“Uma conta oficial no Google Plus é um dos fatores que com certeza o ajudará a ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google”, destaca a gerente de social mídia Claire Stokoe, da Mediaworks – agência inglesa de marketing.

A observação dá destaque ao importante critério do algoritmo de busca, responsável pela classificação das páginas, e adverte para que os usuários estejam atentos à rede social da gigante de Mountain View.

Usuários brasileiros
No Brasil, a rede social parece seguir – em parte – o prognóstico dos críticos: apesar dos brasileiros, em 2012, formarem o terceiro maior público da plataforma social (de acordo com levantamento da Website-Monitoring), poucos de fato utilizam o serviço.

Segundo analistas, a dificuldade da rede social em se popularizar no Brasil é a falta de interação entre os usuários – diferente do que ocorreu no Facebook, onde os usuários passaram a utilizar a rede devido à presença de seus conhecidos e amigos, principalmente.

Resta aguardar para saber o real destino do Google Plus em um futuro próximo. Você acha que o site vai afundar ou se estabelecer definitivamente entre as gigantes redes sociais?

Fontes: CanaltechTechInsiderComunicadores

Copyright @ 2013 Teens Geek Word. Designed by Templateism | MyBloggerLab